O passo a passo para você aprender qualquer coisa em menos tempo
Scott Young escreve um blog sobre aprendizagem que costumo acompanhar. Ela dá dicas muito interessantes sobre Aprender a Aprender. Tenho lido textos em que ele mostra como o aprendiz autônomo pode beneficiar-se desta autonomia. Isto é algo que é rotina na Officina da Mente. Ensinar a aprender e desenvolver a própria autonomia como aprendiz. Abaixo um extrato resumido do post.
Os Passos em 2 minutos
Se você estiver com pouco tempo de leitura, vou resumir os passos para você:
- Explicite o seu objetivo de aprendizagem, e torne-o uma missão valiosa, abraçando-a como uma obsessão.
- Encontre material adequado para aprender e estruture-o em um currículo flexível.
- Defina mecanismos de feedback para orientar constantemente os seus futuros esforços de aprendizagem e garantir recuperação dos conteudos estudados ativa e de alta intensidade.
- Testar e aplicar um cronograma que seja sustentável ao longo de toda duração do projeto.
- Desenvolver uma estratégia de retenção de longo prazo (formal ou informal).
br>
Há alguns pontos que podem ser diferentes do que você está acostumado:
A primeira é que a meta de aprendizagem é orientada em torno de uma missão obsessiva. Muitas pessoas tentando aprender algo tendem a adotar uma abordagem aleatória e casual. Em geral, eu descobri que isto desperdiça muito mais tempo e produz resultados inferiores.
A segunda é que a estratégia é definida por uma prática de alto gabarito. Em uma sala de aula, os alunos podem ser perdoados por negligenciar este passo porque ele já está parcialmente sustentado na forma de trabalhos e testes. Ao ensinar-se alguma coisa, é muito fácil cair em tarefas que são desprovidas de feedback e por isso leva meses para perceber que você está fora de curso da sua missão de aprendizagem.
Finalmente, o processo é conduzido por métodos mentalmente intensivos e ativos de aprendizagem. Embora isso possa ser desconfortável no início, a velocidade do que os resultados vêm faz valer a pena. Você pode passar meses em uma estratégia mais lenta, desanimar e desistir. No entanto isto pode ser corrigido, na medida em que mesmo passando por algum desconforto inicial, você percebe os resultados rapidamente.
Para acessar o texto completo:
http://www.scotthyoung.com/blog/2013/05/10/learn-anything-in-less-time