Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

0 Comment

Estudar com Anzol ou Rede?

12 dez 2013
Maurício Peixoto

Estudar e pescar são no fundo, atividades muito parecidas. Ao pescar você não está buscando um peixe? E ao estudar, não é o conhecimento o seu objetivo? Peixes, como o conhecimento não são visíveis facilmente. Você não pode pescar um peixe com as mãos nuas. Da mesma maneira, para estudar. E assim, pescar/estudar com anzol ou rede?

Pescar com rede é joga-la e depois ir puxando para ver o que vem nela. E mais fácil, ela pega tudo o que estiver em sua área. Já o anzol não. Pega um peixe de cada vez, e você precisa ter a isca certa. Ainda mais, você tem de traze-lo o que significa luta entre você e o peixe. Pescar com anzol é difícil. Bons pescadores que o digam. Talvez por isto, campeonatos de pesca são geralmente feitos com anzol.

Voltemos ao estudo. O que se vê por aí, não é muito parecido com a pesca de anzol ? Horas extenuantes de estudo; a frustração de após isto perceber que pouco aprendeu, as provas como fonte de ansiedade. Escolas e concursos são muitas vezes vivenciados como competições de emoção e habilidade. E pior do que isto, sem nenhum dos prazeres associados ao desporto.

E se você estudasse como quem pesca com rede ? Joga-la em um lago piscoso, puxa-la com cuidado e depois, no que vier apenas escolher o que interessa, desprezando o irrelevante. Não é muito emocionante, mas é eficaz. E é isto o que interessa à um pescador profissional.

Como os profissionais, você poderia começar tecendo sua própria rede. Por exemplo; tentar decorar que o descobridor do Brasil foi Pedro Alvares Cabral épescar com anzol. Mas compreender o processo que transformou Portugal em uma nação de navegadores é tecer a própria rede. Apenas decorar o nome do navegador é ilusoriamente mais simples. Conhecer o processo implica em ter mais informações. Mas são elas que tornam mais fácil a memorização. E isto acontece por causa da associação entre as informações, e também porque elas passam a ter mais significado. Por exemplo; que seqüência numérica é mais fácil de memorizar: 0215693389 ou (021)569-3389 ? A maior parte das pessoas preferiria a segunda forma, porque ela se parece muito com um número de telefone.

Assim, estudar com eficiência é como tecer uma rede. Ela é composta por um lado das informações (Cabral descobriu o Brasil, etc.). Por outro, das ligações lógicas entre elas, de modo a que possuam algum significado. Por exemplo; como e por quê se deu a descoberta, e assim por diante. Saber tecer esta rede é muito benéfico para o estudo. Mas isto já e assunto para outro dia. O que importa agora é perguntar-se: O que é você prefere para o seu estudo; as emoções do anzol ou a eficiência da rede?

Mauricio A. P. Peixoto

 

Compartilhe esse artigo:

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Postagens anteriores

Sobre definições e conceitos de pesquisa – O caso da consciência

12 set 2023

O que não fazer para se concentrar nos estudos?

21 dez 2017

Aprendizado ao longo da vida: uma necessidade humana

27 nov 2017

A metacognição pode ser aprendida

07 out 2017

Como vencer no ENEM (parte I) – Você precisa de tempo!

19 ago 2016

Metacognição sem complicação

08 jun 2016

Promessas de início de ano

27 jan 2015

Respirando, pausando, recuperando: seu final de ano revigorado! Um agradecimento

23 dez 2014

Você deveria ser inteligente. Ok?

25 nov 2014

A Dilma não está na frente... Nem o Aécio

21 out 2014
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« jun    

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento