O que é Estilo de aprendizagem?
Todas as pessoas têm um estilo de aprendizagem. Quando o estilo que se usa está bem adaptado às características individuais, o resultado é uma melhor postura para a aprendizagem e conseqüente incremento na produtividade, no sucesso escolar e na criatividade (Griggs, 1991). Estilo de aprendizagem pode ser entendido como uma combinação entre características cognitivas, afetivas e fatores fisiológicos que se tornam indicadores relativamente estáveis da maneira com que um aprendiz compreende e interage com, ou responde ao ambiente de aprendizagem (Keefe, 1979). Já Butler (1988) identificou quatro grandes dimensões do estilo de aprendizagem: cognitiva, afetiva, fisiológica e psicológica.
- Cognitiva – diz respeito aos diferentes modos pelos quais os alunos percebem e ordenam mentalmente as informações e idéias;
- Afetiva – diz respeito a como fatores sociais e emocionais afetam situações de aprendizagem;
- Fisiológica – diz respeito a que sentidos são utilizados na aprendizagem: audição, visão e movimento (sentido cinestésico);
- Psicológico – diz respeito a como a força interior e a individualidade afetam a aprendizagem do indivíduo.
Estão incluídos nesta ampla definição os estilos cognitivos; padrões intrínsecos de processamento de informação que representam o modo típico de uma pessoas perceber, pensar, lembrar e resolver problemas.(Griggs, 1991)
Tem-se dado muita importância ao “constructo” do estilo de aprendizagem em educação. Butler (1988) apresentou as quatro maiores vantagens advindas da avaliação do estilo de aprendizagem:
- Facilita o exame pelos instrutores , de como eles mesmos aprendem
- Força os instrutores a examinarem se desenvolvem ou mascaram seus próprios estilos de aprendizagem
- Força os professores a examinarem se estão prejudicando ou frustando seus alunos sobre o modo como eles próprios ensinam
- Este conhecimento proporciona base para planejar estratégias de ajuda aos alunos que têm diferentes estilos de aprendizagem, inclusive estilos diferentes daqueles dos professores.
Professores podem variar os tipos de estilos de ensino necessários ao aprendizado e oferecer opções aos estudantes. Derry (1988/89) concluiu que aumentando as opções no repertório de táticas de aprendizagem dos alunos, os professores podem prepará-los para desenvolverem suas próprias estratégias para resolver problemas em sala de aula, através da ênfase nas estratégias de ensino.
Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.
Pingback: O que é aprender a aprender? – Nossos princípios teóricos « Blog da Officina da Mente
Pingback: Blog da Officina » O que é aprender a aprender? – Nossos princípios teóricos
Pingback: Explicando mais a diferença entre Estratégias e Estilos de Aprendizagem « Blog da Officina da Mente
Pingback: Estilos de Aprendizagem- Sua importância na Medicina « Blog da Officina da Mente
Pingback: Habilidades individuais são a mesma coisa que estilos de aprendizagem ? « Blog da Officina da Mente