Aprendendo pela Escuta
© Academic Skills Center, Dartmouth College 2001
Você pode aprender muito através da escuta. Na faculdade, ela será uma fonte fundamental de informação. Infelizmente, as pessoas não, naturalmente capazes de uma boa escuta. Elas não nascem sabendo. Muito pelo contrário! Ouvir é uma habilidade que deve ser desenvolvida.
Se você aplicar as sugestões a seguir, você vai perceber-se ouvindo de forma mais eficaz, tanto em sala de aula e como fora.
- Determinar por que é importante para você o que orador está dizendo . Se você não tem um motivo imediato, vívido para ouvir o professor, você é um ouvinte desmotivado.
- Lembre-se: a responsabilidade de interesse e compreensão é sua, não do professor. A aprendizagem é do aluno. Se você quer simplesmente sentar-se passivamente e culpar o professor pela sua falta de sucesso, então você não está agindo com seriedade.
- Se você não consegue ouvir corretamente, organize as coisas para que você possa. Afaste-se de fontes de ruído humano ou mecânico. Sente-se onde você pode ver o orador facilmente, e onde outras distrações estejam minimizadas.
- Ouça o que o orador está dizendo. Não se desligue dele apenas porque você não gosta de algo sobre ele/ela ou sobre a mensagem. Certifique-se de realmente entender o que está sendo dito, antes de rejeitar.
- Atente para o padrão de organização da aula. Em uma palestra, o professor geralmente refere-se a notas ou a alguma outra fonte de informação. Você pode entender muito melhor se você é capaz de reconhecer para onde o professor está indo e como ele está chegando lá.
- Procure a idéia principal ou idéias da apresentação. Os fatos são importantes apenas como suporte à fala do orador. Se você tem dificuldade em distinguir entre o importante e o trivial, um amigo ou um tutor no Centro de Habilidades Acadêmicas pode ajudá-lo.
- Não deixe sua mente vagar. Seus pensamentos se movem muito mais rapidamente do a fala, e o desejo de divagar é tentador. Você pode ficar mais atento, no entanto, através de um esforço deliberado. Continuar a praticar o hábito de atenção e não desanime por falhas iniciais.
- Faça anotações enquanto ouve. mesmo se você reconhecer tudo o que está sendo dito, anote-a, porque você não vai lembrar mais tarde, a menos que você faça.
Nota: Apresento aqui estas recomendações porque são sintéticas, muito práticas e corretas no geral. Recomendo que as aproveite. No entanto acho-as algo limitadas. Em 2011 publiquei uma série de posts sobre o tema. Sugiro que você os consulte. Acho que pode ajudá-lo:
Copiar ou prestar atenção?
Copiar ou prestar atenção: Os pressupostos.
Copiar ou prestar atenção? Valorizando a Distração.
Copiar ou Prestar Atenção? A Estrutura da Atitude Mental da Atenção
Copiar ou prestar atenção? Relações entre termos correlatos