Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

Comment are off

Pró-Culpa e Sucesso Escolar

08 out 2008
Officina da Mente

“O Brasil será um país bem mais arrumado quando tomar a decisão de concentrar-se na multiplicação de chances para quem está pior – e deixar em paz quem está melhor”.

Assim termina J.R.Guzzo na sua coluna em Veja, onde defende a proposição de que no Brasil o sucesso é mal visto. Mais que isto, o sucesso individual se faz sempre à custa do fracasso de outrem. Daí que ter sucesso implica necessariamente em algum tipo de culpa. Como resultado disto o esforço e o talento individual é desestimulado.

Aplicada ao contexto social mais amplo, esta proposição  é polêmica.  Mas ler o artigo me fez pensar na minha experiência como professor. Por conta do nosso trabalho na Officina da Mente, temos conversado muito eu e Teresa, sobre situações que alunos em diferentes níveis enfrentam na escola. Temos lidado com muitos estudantes, alguns de sucesso, outros com dificuldades nos estudos, mas nos chama a atenção um aspecto específico. Bons ou maus alunos, de alguma maneira todos desejam o sucesso. São muito raros os que de maneira inteira negam o valor do conhecimento ou não desejam uma boa nota ou uma boa classificação em um concurso.
O sucesso na escola ou em concursos públicos depende de talento pessoal, mas também de esforço próprio. É necessário estudar, dedicar algumas horas do dia ao aprendizado individual, concentrar-se em aula. Focar-se no processo de crescimento individual, respeitar a competência do professor e nele espelhar-se (pelo menos em algum grau). Este esforço pode ser bem direcionado, gerando bons resultados, se o aprendiz utiliza as estratégias de aprendizagem corretas, sabe como motivar-se, e é capaz de gerenciar sua própria aprendizagem.

Depende também da família, em que medida ela valoriza o conhecimento e o sucesso. Do quanto a família está disposta a sacrificar do seu bem estar pessoal para acompanhar e valorizar o estudante. Pais e mães precisam valorizar o estudo e a escola, mas precisam também acompanhar seus filhos e filhas. Precisam conversar com professores, identificar precocemente problemas para corrigi-los com rapidez. Precisam atentar para o processo do estudo e seu contexto, não apenas para as notas.

O sucesso depende também da escola e seus professores. É necessário escolher boas escolas, e uma boa escola não é necessariamente uma escola particular. Mas, é muita coincidência que aquela escola da esquina seja pública e de qualidade. Em média, algum esforço deve ser feito. A melhor escola às vezes é longe, outras vezes é cara ou ainda é longe e cara. Escolher uma escola apenas porque é perto de casa e/ou gratuita é colaborar para o fracasso. E de novo aí vai mais esforço dos pais e do aluno para atingir o sucesso.

Não é aqui uma questão de ser pobre ou rico. Claro que com dinheiro você pode escolher escolas caras. Mas há boas escolas públicas que superam muitas particulares. E há ainda muitas escolas privadas de péssima qualidade.  É claro que famílias mais humildes têm mais restrição em suas opções.  E em algumas a restrição é quase absoluta.  Em muitos destes casos o poder público em um papel fundamental. No entanto não é este o tema deste artigo. Abastados ou não, todos precisam dar sua cota de esforço.

E aqui voltamos ao “Pró-Culpa”.  Se por um lado o sucesso escolar depende em parte de de fatores externos; depende também muito das características e do esforço familiar e pessoal. Nenhum estudante obtém o sucesso à custa de quem quer que seja. Não estou aqui negando o papel de fatores sociais vários. O que enfatizo é que nenhum estudante poder ser considerado “culpado” pelo seu sucesso; obtendo boas notas, boa classificação em um concurso ou dominando conteúdos que os outros mal conhecem.

Mas é isto o que ocorre, e frequentemente de forma subterrâena. Todos conhecem apelidos e estereótipos aplicados ao estudante de sucesso. E raramente o são de forma elogiosa. É o tipo meio bobão, feio, com quase nenhum traquejo social. Atreva-se este “nerd” a levantar o dedo em aula para pedir maiores explicações, e será fulminado com olhares de reprovação.

Também a sociedade (pelo menos a sua parte mais visível) não o valoriza. Quem é a celebridade? O jogador de futebol, o artista da novela, o cantor. Não que tais atividades sejam desprovidas de valor. Ao contrário, demandam competências e habilidades específicas a par de muito esforço próprio. Mas onde no panteão das celebridades nacionais estão os grandes cientistas, os professores brilhantes, os médicos de renome, os inventores, e outras pessoas que superaram seus limites e obtiveram desempenho acima da média? A questão aqui não é celebrar aqueles, mas ignorar estes.

Individualmente, o que vemos na Officina da Mente é uma grande dificuldade com o sucesso. E isto ocorre de variadas maneiras. é o aluno que oculta o que sabe por medo de “pagar mico”. é também o que nem consegue reconhecer o seu potencial, já que este será desvalorizado. é ainda aquele que tendo obtido algum sucesso o desvaloriza, frequentemente atribuindo-o a causas externas; sorte, prova fácil, coincidência (caiu justamente o que estudei…), etc.

É por isto que uma parte importante do nosso trabalho tem sido combater os efeitos desta repressão. Paralelamente às estratégias de aprendizagem, técnicas motivacionais, é muito importante atentar para os bloqueios internos ao sucesso. Acreditamos que o sucesso pode ser aprendido e conquistado. Procuramos criar uma ambiente favorável ao sucesso na aprendizagem e na vida. Acreditamos que esta é uma parte importante da nossa missão.

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Leia também:
A Mediocridade prevalece! ?
O Grito dos excluidos.

Compartilhe esse artigo:

Postagens anteriores

Sobre definições e conceitos de pesquisa – O caso da consciência

12 set 2023

O que não fazer para se concentrar nos estudos?

21 dez 2017

Aprendizado ao longo da vida: uma necessidade humana

27 nov 2017

A metacognição pode ser aprendida

07 out 2017

Como vencer no ENEM (parte I) – Você precisa de tempo!

19 ago 2016

Metacognição sem complicação

08 jun 2016

Promessas de início de ano

27 jan 2015

Respirando, pausando, recuperando: seu final de ano revigorado! Um agradecimento

23 dez 2014

Você deveria ser inteligente. Ok?

25 nov 2014

A Dilma não está na frente... Nem o Aécio

21 out 2014
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« jun    

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento