Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

2 Comments

Construtivismo: Metacognição e Aprendizagem

23 set 2008
Maurício Peixoto

Na semana passada apresentamos algumas definições e conceitos. Hoje a idéia e relacionar a metacognição com a aprendizagem.
A metacognição como proposta educacional (Sutherland, 1996), é um movimento relativamente novo e incide sob um aspecto ainda pouco trabalhado em termos do ensino ? aprendizagem: a consciência. Para os metacognitivistas quando alunos tornam-se mais conscientes de sua própria aprendizagem, esta se torna melhor. Esta consciência deve incluir conhecimento do como e porque estão aprendendo. Metacognição é então um discurso de segundo nível sobre o processo de aprendizagem, assim como também uma proposta educacional.
Novak  (1994), refere-se a dois termos; meta-conhecimento e meta-aprendizagem. O meta-conhecimento refere-se à preocupação epistemológica sobre conhecimento que se dirige à natureza do conhecimento e do processo de conhecer. Já a meta-aprendizagem refere-se ao aprendizado dos processos de aprendizagem, ou seja, refere-se ao aprender a aprender.
Na sua opinião, as melhores estratégias de meta-aprendizagem devem ser acompanhadas de estratégias que aumentem o meta-conhecimento. Meta-aprendizagem e meta-conhecimento são duas áreas diferentes, porém interconectadas de conhecimento que caracterizam a compreensão humana. Aprender sobre a estrutura e natureza do conhecimento ajuda os alunos a entenderem como eles aprendem. E o conhecimento sobre a aprendizagem, ajuda-os a saber como seres humanos constróem novo conhecimento.
As capacidades básicas da metacognição (Sutherland, 1996), incluem:

  • Prever os resultados de uma ação (o que acontecerá se…?)
  • Conferir seus resultados (funcionaram ?)
  • Controlar sua própria ação simultaneamente ao agir (como estou me saindo ?)
  • Testar a realidade (faz sentido ?)

Autores desta linha afirmam que seus princípios podem ser aplicados a qualquer faixa etária, o que não é universalmente aceito. Embora seja em geral aceite seus benefícios em crianças mais velhas e em adultos, isto não acontece para crianças menores. Sutherland (1996) no entanto, cita Brown & DeLoache que afirmam que mesmo bebês possuem capacidade metacognitiva. Aceitam o fato de que não é fácil para crianças usarem suas capacidades em situações novas. No entanto, argumentam que o problema é mais de inexperiência do que de juventude.

Na próxima semana, vamos explorar o uso de estratégias de aprendizagem.
Até lá !

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Compartilhe esse artigo:

2 Comments

  1. Pingback: Como entender uma frase usando a Metacognição (Passo 2) « Blog da Officina da Mente

  2. Pingback: Como entender uma frase usando a Metacognição (Passo 1) « Blog da Officina da Mente

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Postagens anteriores

Sobre definições e conceitos de pesquisa – O caso da consciência

12 set 2023

O que não fazer para se concentrar nos estudos?

21 dez 2017

Aprendizado ao longo da vida: uma necessidade humana

27 nov 2017

A metacognição pode ser aprendida

07 out 2017

Como vencer no ENEM (parte I) – Você precisa de tempo!

19 ago 2016

Metacognição sem complicação

08 jun 2016

Promessas de início de ano

27 jan 2015

Respirando, pausando, recuperando: seu final de ano revigorado! Um agradecimento

23 dez 2014

Você deveria ser inteligente. Ok?

25 nov 2014

A Dilma não está na frente... Nem o Aécio

21 out 2014
maio 2025
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« abr    

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento