Saindo do Sentimento de Inferioridade para a Alta Estima!
Se você se sente magoado, alguém fez algo que te feriu. Pelo menos é assim que você acredita. Certo? Porém, na verdade, você recebeu aquela ação do outro como algo ruim para você. Você já estava propenso a deixar que aquela atitude vinda de fora, mirasse, tocasse e ocupasse, o seu potinho de mágoas. Potinho este construído por você ao longo da sua vida. E que você nem sequer tem consciência, de que faz tempo que este recipiente mora dentro de você. Assim como também residem no seu mundinho interno, outros recipientes, os quais você deixa destampado para que a qualquer momento, seja preenchido, aparentemente a sua revelia, com raivas, decepções, medos, incertezas, ansiedade, angústia, insatisfações e toda sorte de emoções e sentimentos que te jogam para baixo. E assim cria-se o tão mal falado sentimento de inferioridade.
Apontar o dedinho para o outro é bem mais fácil do que virar este dedinho para você. Concorda? Pois é. No entanto, com esta crença, o seu poder de transformação se perde num emaranhado de culpas alheias. O que faz tornar a vida um “beco sem saída”. É claro! Se você depende das decisões do outro e das circunstâncias externas para decidir e agir, você escolhe viver à mercê do seu entorno, seja este próximo ou distante. O mundo e as pessoas estão sempre contra você. Esta passa a ser a sua verdade. E assim, nada mais a fazer. Impotência total! O potinho de mágoas se transforma num grande recipiente de sentimento de inferioridade.
Tenho a impressão de que você, a partir de agora, se assim decidir, já pode começar a desconfiar de que quem comanda a sua vida, as suas escolhas, decisões e ações, é você. O mundo pode te parecer de cabeça para baixo. Ok. E até pode ser em parte verdade. Porém, você não precisa virar de ponta cabeça para acompanhar essa meia verdade. Virar de ponta cabeça só serve quando você decide mergulhar na sua alma, no seu inconsciente, com a certeza de que este é o melhor caminho para abrir os seus olhos e direcionar a sua visão para novas e saudáveis maneiras de enxergar a vida. E “Viva” a Sua Alta Estima!
Maria Teresa Guimarães
Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento (Eleanor Roosevelt)