Ignorância e Felicidade
Ignorância
Após estudar meus apontamentos desta aula consegui fazer uma conexão interessante entre os conceitos expostos e o meu cotidiano, o que me fez compreender melhor o mundo e as pessoas. O ignorante inconsciente é como o peixe; não sabe que está dentro d’água.
Na minha família ninguém estudou, não fizeram nem o 2 grau, imaginem então vestibular e tal. Portanto, agora eu compreendo a dificuldade deles em reconhecer meus méritos, meus problemas em fazer cada disciplina, cada período, cada ano. Tem uma frase no primeiro filme da trilogia MATRIX que também fala sobre isso:”A IGNORÂNCIA É UMA DÁDIVA”. Se eles não sabem nada sobre nada e estão vivos e felizes (eles acham…) então podem concluir que eu estou perdendo tempo, quando poderia simplesmente estar com eles. Mas a partir da aula citada na primeira parte eu passei a compreendê-los como nunca. E ser paciente.
(Estudante de Enfermagem, aluno da disciplina “Aprendendo a Aprender nas Ciências da Saúde”, ministrada pelo Prof. Mauricio Peixoto na UFRJ, outubro de 2004 )
Felicidade
Sempre olhe para as coisas de forma que você também seja capaz de encontrar algo de bom que possa lhe trazer felicidade. Não perca nenhuma oportunidade de ser feliz.
Em geral fazemos exatamente o oposto. Não perdemos nenhuma oportunidade de ficarmos infelizes.
Estar feliz é um grande talento.
Estar infeliz é trivial.
A felicidade é algo que transcende a mente.
(Osho)