Você constitui o total da soma de todas as suas escolhas
O orador, diante de um grupo de alcoólatras, estava decidido a demonstrar, de uma vez por todas, que o álcool era o maior dos males. Sobre a plataforma havia o que parecia ser um par de recipientes idênticos, cheios de fluido transparente. O orador indicou que um dos recipientes continha água pura e o outro, álcool não diluído. Em seguida, colocou um pequeno verme num dos frascos e a audiência ob servou enquanto o animalzinho, após nadar de um lado para outro, aproximou-se da parede do recipiente e arrastou-se tranqüilamente até a borda. O orador pegou então o mesmo verme e o colocou no recipiente cheio de álcool. O animal se desintegrou à vista de todos os presentes.
– Eis aí – disse o orador – Qual é a moral da história? Lá no fundo da sala, uma voz falou, com bastante clareza.:
– Deduzo que se a gente bebe álcool nunca tem vermes…
…você ouvirá e compreenderá exatamente o que quiser ouvir, em função de seus valores, convicções, preconceitos e história pessoal…
Você pode dizer que está interessado em examinar a si próprio, profundamente, com o objetivo de se transformar – mas muitas vezes seu comportamento o contradiz. É difícil mudar. Se você for como a maioria das pessoas, cada fibra sua reagirá contra a dura tarefa de eliminar os pensamentos que servem de base a seus sentimentos e comportamento auto-enganadores…
A saúde é um estado natural e as maneiras de atingi-la estão ao alcance de cada um de nós. Acredito que uma sensata combinação de esforço, raciocínio claro, humor e autoconfiança é o necessário para uma vida produtiva. Não creio em fórmulas extravagantes, nem em excursões históricas pelo passado para descobrir que você foi severamente treinado quanto aos hábitos de higiene e que outra pessoa é responsável pela sua infelicidade.
(Dyer, W.W.: Seus pontos fracos, pp7-8, Record, 1976)