Outubro e nossas homenagens!
Aos Professores, à N. S. Aparecida e às crianças!
Quero, primeiramente, agradecer aos meus professores mestres de toda a minha vida até hoje!
Sim, ainda hoje, com tudo o que busco saber, para a vida, para a profissão, para o meu desenvolvimento como ser humano.
Desde sempre conheci essas pessoas que sempre me motivaram no caminho do conhecimento. Pessoas com saberes admiráveis e posturas respeitáveis, que permitiam uma proximidade afetuosa com os limites necessários, que nos faziam reconhecer o seu lugar de autoridade. Era simples. Era natural. E era bom!
O reconhecimento de que, antes de ser aluna, eu era respeitada como ser humano, me impulsionava a ser e a aceitar o meu lugar de aprendiz. Tinha acolhida e a sensação de “lugar seguro”.
E é assim que me mantenho hoje, buscando aprimorar e renovar minha bagagem de saberes, escolhendo pessoas mestres que, com vontade, motivação, empatia e conhecimento, são movidas por um coração apaixonado, acreditando que o caminho para trazer à tona todo o potencial de crianças, adolescentes e adultos, é o caminho da proximidade, do olho no olho, do coração com coração.
Esse encontro em que o respeito mútuo é construído com amor, confiança e com sensibilidade para perceber as peculiaridades como indivíduos que somos, é o caminho seguro para transformar pessoas e o mundo!
E continuando as homenagens…
Desejo que a energia do que representa a Nossa Padroeira nos conduza com amor, compaixão, bem querer e generosidade, a um mundo de infinitas possibilidades apontando para o bem maior!
Salve!
E que as nossas almas de criança nos encaminhem com clareza, respeito e compreensão ao encontro das crianças que, com brilho no olhar, nos recebem como exemplo de dignidade e de tudo aquilo que representa a alegria, a leveza, a criatividade e a esperança!
Obrigada!
Maria Teresa Guimarães