Encontros e Encantos na Relação Homem – Mulher: A Comunicação Possível!
“Nós nos amamos, mas não nos queremos mais”.
Esta é a fala da personagem da atriz Lilian Cabral no filme “Divã”. Se a frase é exatamente esta, não sei. Porém, foi isto que registrei.
“Nós nos amamos, mas não nos queremos mais”. Você entende o que isto significa? Você já viveu ou está vivendo algo parecido? Ou vocês se amam e ainda se querem? Ou você não teve a oportunidade de viver um relacionamento e, portanto, não tem como saber, internamente, o significado desta comunicação?
Sim, comunicação, sim! O que a personagem comunica com esta frase? O que o seu parceiro, ao ouvir esta frase, está entendendo? Que pensamento, que sentimento e emoção estão contidos nesta comunicação? E que pensamento, que sentimento e emoção vive aquele que está sendo comunicado?
É assim com esta frase e é assim com tudo o que se fala e se ouve. Um relacionamento sempre vem acompanhado de muitas variáveis. São situações pessoais e história de vida que, positiva ou negativamente, influenciam o diálogo, as discussões, as tentativas de entendimento e de encontro. Quantas vezes, numa relação, ambos tentam expressar suas dores, seus amores, suas alegrias e insatisfações, mas a sensação é de que não há escuta? E, não havendo escuta, não há comunicação; não há diálogo; não há entendimento; não há encontro e, portanto, não há encanto.
Encontros E Encantos na Relação Homem-Mulher: A Comunicação Possível!
Esta é a proposta deste nosso encontro. Nós, eu, você, homens, mulheres, casais ou não, estaremos juntos para vivermos a comunicação do encontro e do encanto, ou até mesmo a comunicação do desencontro e do desencanto. Viveremos possibilidades para um “comunicar-se” mais claro nas relações afetivas, tendo como foco, mais que um relacionamento ideal, um relacionamento real, transparente e mais verdadeiro.
Dia 16 de maio de 2009 – sábado – das 9:00 às 13:00.
Até lá!
Maria Teresa G. P. Peixoto