Domingo dos Pais!
Dia de domingo, para uma bela típica família italiana, sempre foi dia de visitar os avós. Almoço com deliciosa comidinha da vovó, encontro dos primos, muita conversa fora e muita brincadeira. E à noite, para terminar o dia, um carteado e bingo.
Bingo!
Era assim. Domingos alegres e vitoriosos apenas pelo encontro!
Dia dos Pais, era um domingo mais do que especial. Porque os outros já eram especiais. Porém nada mudava. As mesmas pessoas, as mesmas guloseimas, as mesmas brincadeiras, a mesma alegria.
Mas tinha algo que o diferenciava dos outros domingos. Desconfio que era porque neste domingo em especial, as atenções eram voltadas para os papais.
E eram muitos pais. O meu, os tios, pais dos meus primos, o pai do meu pai, por acaso meu avô. Este meu fã! Eu a sua princesa! Bom demais!
Em essência era só mais um domingo com cara de um dia de encontro tradicional na casa dos avós. Um domingo de mesmices, tagarelices, disse me disse, pique-esconde, pega ladrão, patinete, bandido e mocinho, com direito a chapéu de cowboy, revólver, cartucheira e tudo o mais que nos levasse a viver saudavelmente a brincadeira de faz de conta. A era da “problematização”, do politicamente correto, do pedagogicamente correto e de todos os “mentecorreto”, ainda não tinha chegado… Que bom!!!!
Domingo próximo, dia 12 de agosto, mais um dia de homenagear o pai. Mais um Domingo dos Pais. E que seja um domingo mais do que especial porque todos os outros já são especiais.
A cada encontro com nosso pai, a cada abraço, a cada conversa, a cada olhar, que sejam momentos considerados grandiosos, interessantes e inesquecíveis. Seja pela amorosidade ou pelo conflito, pelas concordâncias ou discordâncias, pelo contato ou desencontro. Não importa. A riqueza está exatamente no que ganhamos e aprendemos com o que nos identifica e com o que também nos diferencia.
Que o seu domingo com o seu papai, esteja ele presente, ausente, longe ou perto, seja vivido, mesmo que na imaginação e na memória, como mais um dia igual a todos os outros dias, porém com a diferença de que nesse dia o homenageado é ele. E que ele merece um carinho ainda mais especial.
Encontre seu pai, esteja ele onde estiver, seja ele quem for, dentro do seu coração.
E mais um Domingo dos Pais para você!
Um Feliz e Simples Dia dos Pais para nós!
Psicoterapeuta Maria Teresa Guimarães