Dança das Cadeiras – Dança da Vida – O Feminino Nosso de Cada Dia! Décimo Quinto Encontro: Eu e Minhas Mães
Sei que agosto é mes para homenagear o pai. Mas, apesar disso, eu, você, nós, vamos falar de Mãe. Mas para que os papais não se sintam excluídos das nossas vidas, eu os parabenizo dizendo: Mergulhem nessa relação. Mergulhem em si mesmos. Vocês e seus filhos merecem. Parabéns!
Quero falar de mãe. Porque sou mãe. Porque tive mãe. Porque todas nós, mulheres, somos mães. Mães de nossos filhos. Mães de nossos pais. Mães de nossos amigos. Mães do coração. Mães de nós mesmas.
Quero falar de mãe. Viemos ao mundo com esta incumbência. Viemos ao mundo, dentre todos os propósitos, com este: o de ser mãe. E ser mãe com amor incondicional. Ser mãe no instinto e na alma. Ser mãe no corpo e no espírito. Ser mãe da terra e da lua. Ser mãe da vida e da esperança. Ser mãe sentimento e razão. Ser mãe no fundo do meu coração.
Vamos falar de mãe. Vamos falar sobre mães. Vamos viver as nossas mães. Vamos ouvir a nossa voz materna. Vamos sentir a acolhida dos nossos braços em nossos abraços. Somos mães do desejo e mães do sonho. Somos mães pra falar, sentir, trocar, viver e amar. Vamos observar, reconhecer e acolher todas as mães que habitam dentro de nós.
“Eu e Nossas Mães” é um encontro com nossas raízes maternais. Aqui, você, mãe ou não, está convidada a entrar na roda da dança das cadeiras e da sua vida, como anfitriã de uma convidada muito especial. Venha pra roda. Chegue mais. Aconchegue-se. A casa é sua. O momento é seu. Receba a si mesma. Receba quem está ao seu lado. Receba quem está logo ali. Receba, receba, receba…
Maria Teresa G. P. Peixoto