– Dança das Cadeiras – Dança da Vida – O Feminino Nosso de Cada Dia! Décimo Oitavo Encontro: “Entendeu ou Quer que Desenhe? As Artesãs do Inconsciente.”
“Por meio da arte, se toca as regiões profundas da alma, salutares e libertadoras, onde o indivíduo não se segregou ainda na solidão da consciência, seguindo um caminho falso e doloroso. Tocou as regiões profundas, onde todos os seres vibram em uníssono…”
Carl Gustav Jung
Coincidência? Acaso? Puro acaso? Não. Nada disso. Muito mais que isso!
Décimo oitavo encontro “Dança das Cadeiras”. Décimo oitavo arcano maior do Tarot: A Lua – criatividade, feminino, emoção, sensibilidade, inconsciente…
O tema deste encontro: “Entendeu ou Quer que Desenhe? As Artesãs do Inconsciente” – criatividade, feminino, emoção, sensibilidade, inconsciente…
Entendeu ou quer que desenhe?
Está bem. Vamos lá. Vou desenhar.
Primeiro, sinto e crio o tema. Depois, me deparo com o número do encontro: 18. E constato uma vez mais quão rico e maravilhoso é o nosso inconsciente.
Pronto. Fechou. O círculo está completo. Nós, seres humanos, somos completos. Nós, seres humanos, somos, inconscientemente, completos.
Círculo, self, essência. Inconsciente, consciente, mente. Alma, corpo, ação. Inconsciente, expressão, vibração.
“Escrevendo uma poesia, tocando uma música, pintando ou dançando, somos capazes de trabalhar com forças interiores que, se permanecessem inconscientes, poderiam nos esmagar. Assim, não fugimos nem evitamos o que está nos perturbando, ao contrário” (Ligia Diniz), nós o confrontamos munidos de um novo referencial.” (Nachmanovitch)
E aqui, eu convido você, mulher artesã do seu inconsciente, a entrar na nossa roda, a entrar na roda do “Dança das Cadeiras”, a completar o círculo. Eu convido você a um encontro com o seu inconsciente, a um encontro com este “ser” vivo que habita a nossa alma e nos impulsiona para um mundo de significados e possibilidades.
(Maria Teresa G. P. Peixoto
Psicoterapeuta – CRP: 05/4738)