Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Para Refletir

0 Comment

Carnaval de emoções!

28 fev 2025
Oficina

Em meio às mudanças climáticas tão ameaçadoras, diante de tanta violência no mundo, imersos em turbilhões de mal entendidos, extremismos e envoltos por atitudes inescrupulosas, o carnaval sobrevive. Talvez só sobreviva por conta de pessoas que, seja por excesso de alienação, seja por suas percepções claras de que a alegria precisa estar presente, têm o desejo de extravasar o peso de suas cargas construídas ao longo do ano ou, até mesmo, ao longo da vida.

Com tudo isso e mais alguma coisa, o carnaval ainda tem seu lado saudável da brincadeira, da irreverência, da soltura, dos encontros e do deixar-se cair na folia a favor do vento ou, quem sabe, na sua direção oposta.

Carnaval é e sempre será carnaval, de ontem, de muito antigamente, de hoje e de qualquer outro tempo.

Somos carnaval e carnavalescos na memória, nas boas lembranças dos beijos roubados, dos abraços acalorados, dos simples e pequenos blocos de vilas, de ruas e de bairros, onde todos participavam com a sua voz, com instrumentos improvisados, as gargalhadas diante do insólito e a graça no ridículo. Somos carnaval e carnavalescos do bloco do “eu sozinho”, do “eu com você” e do “eu com quem quiser entrar”.

Que sejamos carnaval das boas emoções, do colorido de confetes e serpentinas, das fantasias que expressam, em um único momento do ano, o que quero representar, como quero me apresentar sem tanta auto censura, sem vergonha de estar com a alma desnuda de preconceitos, sentimentos de rejeição e exclusão.

Que o prazer desse momento possa espantar os fantasmas e alguns monstrinhos que tentam frear a criatividade, a ousadia e os medos, permitindo o “despojar-se” das próprias proibições internas.
Carnaval é e sempre será o carnaval das emoções de todos os tempos, de todos os corações e para toda a vida!

Somos e seremos carnaval sempre! Querendo ou não.

Então, aproveite!

A festa é sua!
A vida é sua!
E a folia é nossa!

Maria Teresa Guimarães.

 

 

Compartilhe esse artigo:

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Últimas publicações

Enquanto limpas, ele cresce

09 maio 2025

Tardes de Outono

02 maio 2025

O ciclo da vida em círculos e o abrigo perfeito!

25 abr 2025

Enquanto uns comemoram: um chamado para a unidade

22 abr 2025

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento