Compartilhando reflexões, sentimentos e pensamentos
Quantas vezes sentimos, pensamos, vivenciamos emoções, das quais apenas temos uma leve impressão de que algo incomoda. Mas o que é, como é e onde incomoda, são questões para as quais não temos respostas. Na verdade, muitas vezes desvalorizamos incômodos, que poderiam servir de guia para tornar alguns momentos da vida mais prazerosos, mais alegres, mais verdadeiros. E isto se torna possível se nos permitirmos um olhar mais atento para o mundo interno, um olhar mais compreensivo para o mundo e para as pessoas que nos cercam, um olhar mais humilde que nos ajuda a sair do lugar da “única verdade”.
Enfim, se faz necessário que mergulhemos com mais determinação no nosso inconsciente e nos aliemos a ele para que passemos a vê-lo mais generoso, mais iluminado e sábio. É neste inconsciente, ou melhor, é no nosso inconsciente que estão as mensagens grandiosas que, se bem decodificadas, nos tiram das teias e dos emaranhados que criamos, ao longo da vida, por puro desconhecimento desta bagagem que nos acompanha por toda
a nossa existência. Bagagem de potencialidades, de armadilhas, de talentos, de luz, que se reconhecidas e conscientizadas, podem dar mais brilho às nossas vidas.
O processo aqui é do auto-conhecimento, é do desenvolvimento do ser na sua totalidade, é do contato direto com a auto percepção. E o caminho pra chegar a isso é o caminho do coração. Aqui já começa o processo. É a partir das escolhas, das decisões diante da vida, que o coração e a mente se abrem para novas informações, para novas possibilidades, para novos conhecimentos.
Obrigada Nina Lótus (pseudônimo de paciente) que me inspirou para estas reflexões, por mostrar o resultado do grande mergulho que você tem feito nestes últimos anos no seu processo de terapia.
O papel do psicoterapeuta é convidar o cliente ao mergulho e se este aceita o convite e mergulha, convida também o terapeuta para, juntos, mergulharem ainda mais.
E é nesta dança que o crescimento se dá. Juntos, cliente e terapeuta, vivem o grande aprendizado da humildade e do respeito. Juntos, cliente e terapeuta, vivem o grande aprendizado da humildade e do respeito.
Maria Teresa G. P. Peixoto