Fevereiro foi o mês de Carnaval. Mas agora em março, que tal mais um pouco de prazer?
Nestas seis semanas (com um intervalo para o Carnaval) um convite “Para Refletir” sobre o Prazer
Semana 5:
Interesse (prazer) = Sucesso
Apenas lembrando a semana passada: Aprendizado = Interesse =
Eficiência = Prazer
Agora podemos vislumbrar como este é o caminho do sucesso dos vencedores, tanto para o funcionário, como indivíduo, quanto para a empresa que reflete a somatória de seus funcionários. Ou seja: o indivíduo que alcançou o sucesso porque, acima de tudo, foi eficiente, aprendeu tudo aquilo que era necessário para que ele tivesse o maior conhecimento e alcançasse o sucesso. E tudo isto ele deve ao prazer que gozou fazendo o que fez.
Da mesma forma, a empresa de sucesso o é, e só pode ser sucesso, porque a somatória daqueles que nela trabalham, executam suas tarefas com relativo grau de PRAZER, para que ela possa ter um alto grau de EFICIÊNCIA.
Será que alguém chegou ao sucesso por outro caminho que não este? Afinal de contas, o que é um bom produto senão um produto eficiente, que dá prazer àqueles que o compram? O que é um bom atendimento senão o prazer que um cliente tem ao efetuar uma compra de um produto eficiente naquele estabelecimento?
Agora podemos ver como é importante para uma empresa administrar o PRAZER dentro dela. Como é importante que cada funcionário, cada chefe, cada gerente, cada diretor seja monitorado quanto a seus prazeres e desprazeres, e conduzido para tarefas que lhes são prazerosas, evitando as desprazerosas, porque é aí que está concentrada a EFICIÊNCIA da empresa.
E concluindo:
Prazer = Interesse = Eficiência = Aprendizado = Sucesso
e SUCESSO, nos dias de hoje, passou a significar EMPREGABILIDADE.
Até a mais soberba das sequóias foi pisoteada na fuga de um esquilo e semidevorada pela fome de uma taturana
A visão da maximização da eficiência de cada um, através do caminho de seu prazer, adquire uma enorme importância quando surge a necessidade de uma empregabilidade constante, tanto do(a) funcionário(a),
como da empresa.
Portanto, o Prazer é o caminho fundamental da Empregabilidade.
(Prado, F. de A.: Prazer, a energia dos vencedores, pp 46-50, Ed. Mercúrio, 1998)