Sou o pássaro que canta
dentro da tua cabeça,
que canta na tua garganta,
que canta onde lhe apeteça.

Sou o pássaro que voa
dentro do teu coração
e do de qualquer pessoa
(mesmo as que julgas que não).

Sou o pássaro da imaginação
que voa até na prisão
e canta por tudo e por nada
mesmo de boca fechada.

E esta é a canção sem razão
que não serve para mais nada
senão para ser cantada
quando os amigos se vão

e ficas de novo sozinho
na solidão que começa
apenas com o passarinho
dentro da tua cabeça.

Manuel António Pina, O pássaro da cabeça.

 

… deveríamos examinar as nossas próprias ideias de União com o Divino. Quando abordamos a nossa vida com confiança, deixando de lado o ceticismo, abrimos espaço para que nossas mentes se tornem um terreno fértil de nossa evolução… Cada criatura que vive na Terra é Mágica. Cada um de nós representa uma criação única, que surgiu do Grande Mistério. A partir do momento em que assumimos esta Magia, passamos a encontrar o nosso Poder de Cura pessoal, que se manifesta através do uso correto de nossos próprios dons, talentos e habilidades.
Podemos encontrar a fertilidade em nossa vida através de uma busca sincera, permitindo que a nossa magia pessoal se expresse de forma criativa e deixando-a fluir através de nosso Ser, ao invés de bloqueá-la… A magia é, simplesmente, uma mudança pessoal em nosso nível de consciência. Se quisermos plantar sementes que caiam em terreno fértil, devemos transformar nossa visão de mundo, permitindo que os nossos talentos se expressem de forma mais construtiva.

Jamie Sams, As Cartas do Caminho Sagrado – Kokopelli, página 143.

 

Para mim, a religiosidade é a constante lembrança da alma!

G. Mistral

A alma é a nossa companheira espiritual eterna. Se não conseguimos localizá-la em nós não há qualquer possibilidade para a espiritualidade. A conexão com o mundo etéreo e subjetivo é essa tal presença, cuja matéria é a mesma do infinito e do que é transcendente. Fique sempre checando o nível de alma em sua existência porque é ela o nosso sistema operacional mais básico. Estar desalmado significa que o que você sente e o que você faz não reverbera e não impacta. Como um sistema imunológico que precisa de sol e vitamina D, sua alma precisa ficar exposta a poesia e ao lúdico. Cuide da sua alma ela é seu patrimônio e identidade imaterial.

Nilton Bonder

 

Amor, alegria, companheirismo, diversão. E nesse ritmo onde a conversa permite trocas, apoio e brincadeira, o entendimento acontece.

Nesse caminho também entram as divergências, as teimosias, o silêncio, fazendo parte da conquista da autonomia e do respeito à personalidade de cada um, tão necessários para o crescimento e amadurecimento.

Escutamos desde sempre que nas relações o aprendizado é uma via de mão dupla!

Parabéns por ter entendido e aceito que essa tarefa também se consagra entre pai e filho.

Feliz todo dia de ser esse pai que tanto admiramos!

Feliz Dias de Pai!

Abraçamos você com todo o nosso amor

Gratos!

Maria Teresa Guimarães e Pedro Henrique.

 

O homem necessita de uma vida simbólica… Mas não temos vida simbólica. Acaso vocês dispõem de um canto em algum lugar de suas casas onde realizam ritos, como acontece na Índia? Mesmo as casas mais simples daquele país têm pelo menos um canto fechado por uma cortina no qual os membros da família podem viver a vida simbólica, podem fazer seus novos votos ou meditar. Nós não temos isso. Não temos tempo, nem lugar. Só a vida simbólica pode exprimir a necessidade do espírito – a necessidade diária do espírito, não se esqueçam! E como não dispõem disso, as pessoas jamais podem libertar-se desse moinho – dessa vida angustiante, esmagadora e banal em que as pessoas são ‘nada senão’.

Carl Gustav Jung, Ego e Arquétipo.

 

Nunca estrague um pedido de desculpas com uma desculpa!

B. Franklin.

A desculpa, no sentido de anistiar, arruina a desculpa porque a sua função é justamente demonstrar culpa. Não a culpa que intoxica a alma, mas a verdadeira contrição por nossa responsabilidade. Quando tentamos nos “des”culpar antes de acolher a culpa não reconhecemos o status da nossa posição numa relação. Assim como outras espécies baixam a cauda ou gesticulam demonstrando sua admissão de uma condição e a comunicam, permanece o status de embate. Então nunca adiante uma justificativa ou recusa porque o sujeito da “desculpa” não é o outro, mas a absolvição é o indulto de si mesmo. Você se desculpa e não o outro te desculpa. Essa inversão não atende a dor do outro, ao contrário, acrescenta à mesma. O instinto é nos inocentar, porém o pedido de desculpas deveria fazer exatamente o oposto.

Nilton Bonder.

 

Resistir significa não deixar entrar. O polo oposto da resistência é o amor. Podemos definir o amor de vários ângulos de visão: no entanto, qualquer forma de amor pode ser reduzida ao ato de deixar entrar. No amor, o ser humano abre suas fronteiras e deixa entrar algo que até então ficava do lado de fora. Na maior parte das vezes, denominamos essa fronteira de eu (ego) e tratamos tudo o que fica fora dessa identidade pessoal como tu (o não-eu). No amor, essa fronteira se abre para que o tu possa entrar e, através da união, se transforme também em eu. Em toda parte onde colocamos fronteiras, não amamos; por outro lado, sempre que deixamos entrar, amamos. Desde Freud usamos a expressão “mecanismos de defesa” para aqueles jogos da consciência cuja missão é impedir que venham à tona conteúdos de aparência ameaçadora, oriundos do nosso inconsciente.

Torna-se importante enfatizar neste ponto, para não perdemos de vista a igualdade entre microcosmo e macrocosmo, que toda forma de recusa e resistência a qualquer manifestação proveniente do ambiente é sempre a expressão externa de uma resistência psíquica interna. Toda resistência fortalece o nosso ego, visto que ela acentua a fronteira.

Thorwald Dethlefsen e Rüdiger Dahlke, A Doença Como Caminho

 

 

Olhe para tudo o que realmente te pertence. Só você sabe e pode cuidar. Você é responsável por isso. Mas sem radicalismos! É nas trocas e com boa vontade que todos nós crescemos.
Maria Teresa Guimarães

Não espere que as pessoas lutem a sua guerra, chorem as suas lágrimas ou caminhem com os seus pés.
Ninguém, por mais que deseje, consegue se colocar no seu lugar.
Você é único e seu aprendizado é intransferível.
Não crie expectativas.
Não se debruce.
Não espere reconhecimento.
Peça ajuda quando precisar, mas não dependa de ninguém.
Não se culpe.
Não se cobre.
Use as ferramentas disponíveis e evolua como puder. Agradeça por toda experiência, seja ela boa ou ruim.
Abençoe seu passado.
Viva seu presente.
Creia que está fazendo o melhor que você pode e deixe sua consciência te aplaudir.

Juliana Nishiyama.

 

Quem dera a gente aprendesse a viver cada dia como se fosse o último. O último para dizer ‘obrigada, me desculpa, eu te amo’…

O último para abraçar cada pessoa amada com aquele abraço bom que faz um coração cantar para o outro. O último para apreciar a vida com o entusiasmo que não guarda nenhuma ternura para depois.

O último para fazer as pazes, desfazer enganos, saborear com calma a preciosidade genuína que cada respiro humano representa…

Quem dera a gente aprendesse a viver cada dia como se fosse o último! Não perderíamos uma chance para nos presentearmos com os agrados que nos nutrem, criaríamos oportunidades para dizer do nosso amor…

Para expressar nossa admiração, destacar para cada pessoa a beleza singular que ela tem. Para compartilhar…

Não adiaríamos delicadezas, não pouparíamos compreensão, não desperdiçaríamos energia com perigos imaginários e com uma série de bobagens que só nos afastam da vida.

Quem dera aprendêssemos a viver cada dia como se fosse o último…

Porque pode ser…

Ana Jácomo

 

Cure-se com a luz do sol e os raios da lua. Ao som do rio e da cascata. Com o balanço do mar e o bajulamento dos pássaros. Cure-se com menta, neem e eucalipto. Adoce com lavanda, alecrim e camomila. Abrace-se com feijão de cacau e uma pitada de canela. Coloque amor no chá em vez de açúcar e beba olhando para as estrelas. Cure-se com os beijos que o vento te dá e os abraços da chuva. Fique forte com o os pés descalços no chão e com tudo que vem dele. Seja cada dia mais inteligente ouvindo sua intuição, olhando o mundo com a testa. Pule, dance, cante, para que você viva mais feliz. Cure-se a si mesmo, com amor bonito, e lembre- se sempre… você é o remédio.

Maria Sabina.