Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

8 Comments

Os oito critérios de uma Inteligência para Howard Gardner (Parte 1)

23 jun 2009
Maurício Peixoto
aluno, inteligência, inteligências múltiplas, professor

Já vimos em posts anteriores que é muito complicado definir uma inteligência. E como escrevemos antes “Definições são de certa forma “ferramentas” de trabalho. Uma dada definição nos permite fazer coisas que outra não permite, isto é, umas são mais úteis do que outras.” Gardner nos propõe a idéia de inteligências múltiplas.

Do ponto de vista acadêmico, não foi o único. Em outro post afirmamos que a teoria de inteligências múltiplas compartilha algumas idéias comuns com outras teorias de diferenças individuais como as de Cronbach & Snow, Guilford, e Sternberg. Gardner (1994) e também Marks-Tarlow investigam as implicações da estrutura teórica em relação à criatividade.

Mas de uma forma ou de outra, foi a teoria de Gardner que obteve maior aceitação da comunidade, principalmente entre os educadores. Em minha opinião porque além de bem fundamentada, ela é de simples compreensão e tem conseqüências práticas importantes.

O que é necessário para caracterizar uma inteligência?

A intenção de Gardner foi a de descobrir inteligências que satifizessem certos critérios bio-psicológicos incluindo também aspectos culturais. Para ser aceita como inteligência, uma determinada característica humana deveria passar por dois estágios.

O primeiro é o de satisfazer o pré-requisito para inteligência. Para êle toda inteligência deve possuir:

  • O potencial de identificar problemas relevantes e,
  • um conjunto de habilidades que permitam resolver estes problemas

Para Gardner isto é crítico pois “a habilidade de identificar e resolver problemas é a base para a aquisição de conhecimento”. Esta primeira etapa foi incluida em sua teoria para assegurar-se que suas inteligências identificadas seriam genuinamente importantes e úteis em cenários culturais específicos.

Em seguida a “inteligência candidata” dever satifazer os critérios de inteligência. São oito no total. No entanto Gardner ressalta que a aceitação ou rejeição de uma “inteligência candidata” não se deve basear em uma avaliação pura e simples da presença ou ausência dos oito critérios. Nem toda inteligência satisfará todos os oito critérios. Em sua palavras “a aceitação ou rejeição de uma inteligência candidata se parece mais com um julgamento artístico que com uma avaliação científica.” . Os oito critérios são:

Isolamento potencial por dano cerebral
Existência de idiots savants, prodígios e outros indivíduos excepcionais
Operação central ou conjunto de operações identificáveis
História e Plausibilidade Evolutiva
História do desenvolvimento característica aliada a um conjunto definível de desempenhos “ acabados”
Suscetibilidade à codificação em um sistema simbólico
Apoio de tarefas psicológicas experimentais
Apoio de achados psicométricos
  1. Isolamento potencial por dano cerebral
  2. Existência de idiots savants, prodígios e outros indivíduos excepcionais
  3. Operação central ou conjunto de operações identificáveis
  4. História e Plausibilidade Evolutiva
  5. História do desenvolvimento característica aliada a um conjunto definível de desempenhos “ acabados”
  6. Suscetibilidade à codificação em um sistema simbólico
  7. Apoio de tarefas psicológicas experimentais
  8. Apoio de achados psicométricos

Referências

  1. Gardner’s Multiple Intelligences: http://wilderdom.com/personality/L2-4GardenerMultipleIntelligences.html#Signs acessado em 20/06/2009
  2. T. Steuart Watson, & Christopher H. Skinner (Orgs.). (2004). Gardner´s Theory of Multiple Inteliligences. In  Encyclopedia of School Psychology (1° ed., pp. 136-7). Birkhäuser. Recuperado Junho 20, 2009, de http://books.google.com.br/books?id=cc5XiMm8qzgC&pg=PA136&lpg=PA136&dq=gardner+%2B+intelligence+signs&source=bl&ots=MlkH6oBoCk&sig=G91bDOQZZ2gi5gYvBW7xDasNj84&hl=pt-BR&ei=KQc9St72BpOqtgfj5IkZ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3.

    Por hoje já é o bastante,  mas na próxima semana continuamos
    com este assunto detalhando cada um dos oito critérios. Até lá!

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ? Comentários são bem vindos.

Você tem alguma dúvida ou pergunta? Deixe sua questão no campo de comentários !

Até o momento, a série sobre as inteligências múltiplas assim se apresenta:

  1. Gardner e as Inteligências Múltiplas
  2. O que é Psicologia Diferencial?
  3. O que é inteligência? – O problema da definição
  4. Inteligência, Teorias e Reificação
  5. Introdução à Idéia das Inteligências Múltiplas
  6. Ciência Cognitiva e a Idéia das Inteligências Múltiplas

Sobre o autor

Compartilhe esse artigo:

8 Comments

  1. Pingback: A Inteligência Lógico-Matemática na prática « Blog da Officina (3)

  2. Pingback: Gardner e a Inteligência Lógico-Matemática « Blog da Officina (3)

  3. Pingback: Quais os dois elementos essenciais da inteligência intrapessoal? (ou da interpessoal?) « Blog da Officina da Mente

  4. Pingback: Gardner e a Inteligência Lingüística – A poesia « Blog da Officina da Mente

  5. Pingback: Gardner e as Inteligências Pessoais – Parte 1 « Blog da Officina da Mente

  6. Pingback: Gardner e a Inteligência Musical (Parte 1) « Blog da Officina da Mente

  7. Pingback: Inteligência e cérebro segundo Gardner « Blog da Officina da Mente

  8. Pingback: Os oito critérios de uma Inteligência para Howard Gardner (Parte 2) « Blog da Officina da Mente

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Últimas publicações

O Mestre Interior e os diálogos com o anjo

16 maio 2025

Enquanto limpas, ele cresce

09 maio 2025

Ai, morri!

02 maio 2025

O ciclo da vida em círculos e o abrigo perfeito!

25 abr 2025

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento