O que é aprender a aprender? Uma metáfora.
Você provavelmente já ouviu falar muito de “aprender a aprender”. Na Officina da Mente é um dos fundamentos de nosso tabalho. Por isto dedico o post de hoje para esclarecer sobre o que estamos falando quando usamos esta expressão.
Nadar e o aprenda a aprender
De maneira muito simples, imagine que você não sabe nadar. Se está à beira de uma piscina, nseste caso, tomará todo o cuidado para não cair. No máximo vai para a parte rasa, e quem sabe usará uma bóia. Suponha agora que esta piscina na realidade é o mundo do conhecimento. Se você não sabe “nadar” não há como se apropria dele. E hoje cada vez mais é importante saber. Isto porque vivemos em uma sociedade em que o conhecimento é progressivamente mais importante para a nossa própria sobrevivência.
Neste sentido, e para continuarmos a usar a metáfora da piscina, é de todo interessante que você seja capaz de “mergulhar” na água e aproveitar todos os seu benefícios. Há dois caminhos para isto.
Um deles é inicialmente colocá-lo em uma piscina vazia e progressivamente preenchê-la com água. A princípio nda demais acontece. Você se refresca com a água e pode até se divertir. Mas o nível da água vai subindo mais e mais. Quando está na cintura ou pouco acima você pode dar pequenos mergulhos e até mesmo tentar flutuar. A situação ainda é prazerosa.
Mas com o tempo a água atinge o peito, depois o pescoço e de repente você perde o pé. Agora o prazer desaparece. Você tenta flutuar, balança pés e mãos para não se afogar. Eventualmente, você pode de forma espontânea, aprender a usar o seu corpo para nadar. Algumas pessoas conseguem, mas uma boa parte prefere sair da piscina. E assim é que um boa parte das pessoas, frente à esta quantidade cada vez maior de conhecimento desiste de aprender.
Mas há uma outra forma. Você pode ter o auxílio de um professor de natação, que vai ensiná-lo a como usar seus braços e pernas de forma coordenada. Vai ensiná-lo a respirar enquanto nada. Com sua competência vai mostrar-lhe as técnicas que permitirão que você desfrute de toda a piscina. Muito melhor, não é?
Se em nossa metáfora a “água” é o conhecimento, aprender a nadar é o que consideramos que seja o “aprender a aprender”. Isto é, a capacidade de saber como:
- aprender,
- obter, processar, criticar e personalizar a informação,
- transformá-la em algo útil para si e para os outros,
- entender e situar-se no mundo.
Bem, por hoje é só, mas na semana que vem continuamos com o tema agora discutindo as relações entre o aprenda a aprender e a metacognição, os estilos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem e as crenças epistemológicas.
Por enquanto assista este pequeno vídeo que acho muito inspirador.
Você tem alguma dúvida ou pergunta?
Deixe sua questão no campo de comentários !
Leia também:
A era do interminável APRENDIZADO
Caríssimo Professor,
Desculpe-me pelo arroubo, mas: que site maravilhoso! Artigos muito bem escritos, claros e esclarecedores. Parabéns e muito obrigado!
Obrigado pela mensagem. Isto me estimula a continuar!
Pingback: Blog da Officina » Como ensinar Metacognição respeitando o estilo de aprendizagem: Um exemplo de video-game (parte 1)