Estilos de Aprendizagem- Sua importância na Medicina
De forma crescente os educadores estão reconhecendo que o processo de aprendizagem é extremamente importante e que compreender o modo de aprender dos indivíduos é a chave da melhoria educacional. Segundo Griggs (1991) são abundantes as evidências de que o sistema educacional americano está comparativamente atrás do da Europa Ocidental e nações asiáticas para ensinar aos jovens os conhecimentos básicos e habilidades necessárias para competir na era de alta tecnologia. Diz ainda que o grande desafio para as escolas hoje é avaliar os estilos de aprendizagem característicos de cada estudante e prover meios para ensinar e aconselhar de acordo com estas características. Surge então o papel do conselheiro que é duplamente importante: como consultor de professores e como provedor de serviços de aconselhamento.
Importância na Medicina:
Segundo Kearsley (1998c), no caso particular do ensino médico, extensivo às profissões ligadas a área da saúde, estes aspectos assumem importância pelo fato dos altos custos praticados e fraco desempenho alcançado pelos estudantes (McGuire et al. 1983; Tosteson, 1979). Uma das características do conhecimento médico é a sua grande amplitude e constante e veloz mudança.
Os profissionais médicos têm que adquirir e lembrar de um grande número de detalhes, tornando críticas as técnicas de memorização. Teorias de aprendizagem centradas na memória (por exemplo, ACT, Dupla Codificação e Níveis de Processamento) são extremamente pertinentes. A teoria da Flexibilidade Cognitiva. que enfatiza o estudo de caso com dependência contextual em situações de realidade é diretamente aplicada em educação médica. Além disso, o uso de estratégias de aprendizagem que incrementam a postura no estudo são também muito importantes.
Determinados processos cognitivos e habilidades são críticos na prática médica, como a tomada de decisão, argumentação e solução de problemas. Este último, particularmente, foi a base pedagógica de muitos currículos médicos (p.ex. Elstein, Shukman & Sprafka, 1978; Norman & Schmidt, 1992). O ambiente médico é muito estressante, tornando a ansiedade e o estímulo assuntos importantes. Algumas áreas da medicina (cirurgia, radiologia) requerem altos níveis de habilidade psicomotora. Os profissionais da saúde são freqüentemente levados a fazerem juízo de valor, o que torna as pesquisas sobre atitudes também relevantes.
A educação médica perdura durante a existência do indivíduo, por isso os profissionais médicos devem ser auto – didatas na sua aprendizagem e capazes de relacionar novas informações com suas necessidades e experiências. Por estas razões, teorias de aprendizagem de adultos (como a de Cross, Knowles e Rogers) que enfatizam a auto – instrução e a aprendizagem experiencial são altamente pertinentes. Além disso, teorias de ensino que são baseadas em auto – estudo e uso da mídia (Mager e Salomon) são significantes na educação médica.
Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.
Você tem alguma dúvida ou pergunta?
Deixe sua questão no campo de comentários !
Leia também:
O que é Estilo de aprendizagem ?
Qual é a diferença entre Estratégias e Estilos de Aprendizagem ?
Professores ensinam melhor se respeitam o estilo de aprendizagem dos alunos
PRECISO INFORMAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RADIOLOGIA NA SAUDE.