Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

1 Comment

Do Ensino à Aprendizagem: O mundo romano

18 dez 2007
Maurício Peixoto

O homem realizado “locuples”, era o ideal do romano. Com o passar do tempo, a classe aristocrata cede espaço para outras classes e o Estado ocupa-se da educação, pela primeira vez na história (pelo menos no ocidente), com o objetivo de formar administradores. A educação era organizada pela disciplina e justiça, paz só com vitórias, educação para a pátria. A escola tinha três níveis: elementar; gramático – secundário e superior – espécie de Universidade. Alguns teóricos romanos destacam-se no cenário educacional, como Quintiliano, que centra o ensino no conteúdo do discurso em um espaço de alegria, a schola, oferecido pelo ludi-magister – mestre do brinquedo. Um explícito reconhecimento da necessidade do prazer no processo de aprendizagem. No entanto mesmo aqui, há que considerar-se o conceito de alegria no contexto romano. Aqui o ludi-magister tinha como responsabilidade ensinar a criança a leitura e a escrita, atividades consideradas amenas, se comparadas ao aprendizado rígido e disciplinador da família. O importante neste caso era a moral e os ideais da sociedade. Rapidamente a criança deveria crescer e participar da condução dos negócios paternos ou maternos, conforme o seu sexo.É nesta linha que encontramos Sêneca ao defender a educação para a vida e para a individualidade – non scholae, sed vitae est docendum, isto é, não se deve ensinar para a escola e sim para a vida. Plutarco diz que a educação deve ser feita com exemplos vivos de virtude e caráter baseada na biografia de grandes homens.Outro aspecto importante em Quintiliano, é sua preocupação com as características do aprendiz. Em sua obra Instituto Oratória, trata entre outros, sobre a necessidade de ensinar conforme a natureza humana. Reconhecia nas diferentes características do aluno, fatores indicadores do tipo de ensino a implementar e do futuro do aprendiz: “Trazido o menino para o perito na arte de ensinar, este logo perceberá sua inteligência e seu caráter[…]Não me dará esperança de boa índole uma criança que, em seu gosto pela imitação, não procurar fazer senão rir[…]Logo que tiver feito estas considerações, o mestre deverá perceber de que modo deverá ser tratado o espírito do aluno” (Rosa).

Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.

Sobre o autor

Compartilhe esse artigo:

One Comment

  1. mayra regina ferreira de melo 30/03/2008 at 11:49 Reply

    Poderia falar sobre o trabalho escravo no tempo de roma,até porque tenho que fazer um trabalho sobre isso,e não encontro textos bons falando sobre isso!
    obrigada!
    —————————————-

    Resposta da Officina da Mente
    Olá Mayra;

    Agradeço a sua sua confiança na minha cultura geral, mas História não é minha especialidade profissional. Neste blog estou tratando da evolução da APRENDIZAGEM ao longo do tempo. Na Officina da Mente lidamos com Psicologia, Educação e Aprendizagem.

    De qualquer maneira, abaixo te indico alguns endereços na web que podem ser de auxílio. Um é mais simples, um blog sobre a Roma Antiga. Já os outros dois são trabalhos acadêmicos do mesmo autor, que aprofundam mais o tema. Acho que estes podem ser o seu ponto de partida.

    Boa pesquisa !

    Prof. Mauricio

    1 – http://roma-antiga.blogspot.com/2004_04_01_archive.html (post de 26/04/2008)
    2- http://www.uesb.br/politeia/v3/artigo_02.pdf
    3- http://www.revistafenix.pro.br/PDF10/DOSSIE7.Fabio.Duarte.Joly.pdf

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Últimas publicações

O Mestre Interior e os diálogos com o anjo

16 maio 2025

Enquanto limpas, ele cresce

09 maio 2025

Ai, morri!

02 maio 2025

O ciclo da vida em círculos e o abrigo perfeito!

25 abr 2025

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento