Política de Privacidade      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 98869-9542
  • Home
  • Produtos
    &Serviços
    Estimule seu potencial
    • Aprendizado
      • Consultoria em Aprendizagem
      • Consultoria Acadêmica
      • Diagnóstico Metacognitivo
      • Escreva Fácil (individual)
      • Escreva Fácil (grupo)
      • Cursos on Line
      • Workshops
      • Livros Publicados
    • Psicoterapia
      • Psicoterapia: Adolescentes, Adultos, Casais e Família
      • Tratamento da Depressão
      • Tratamento da Síndrome do Pânico
      • Tratamento da “Síndrome das 99 Vidas”
      • Aprendendo a Ser
      • Dança das Cadeiras
      • Tarot e Autoconhecimento
  • Para RefletirInteriorize-se
  • BlogBlog da Officina
  • Vídeo-aulasAprenda a aprender
  • LojaNossos produtos

Blog da Officina

0 Comment

Definições de Informação, Conhecimento, Compreensão e Sabedoria

23 mar 2010
Maurício Peixoto
aluno, aprender a aprender, aprendiz, desempenho escolar, Emoção, inteligência, professor

Kochen, M.: Evolution of brainlike social organs.
In __ Information for action. From knowledge to wisdom.
New York. Academic Press, 1975, p 1-18

Estas provas não testam o conhecimento dos alunos!

Vocês compreenderam o que eu disse?

Estas e outras sentenças são frequentemente ouvidas em ambiente escolares. Como professores e alunos estamos quase sempre às voltas com as palavras Informação, Conhecimento, Compreensão e Sabedoria (esta última talvez nem tanto…). Mas em que medida entendemos realmento do que estamos falando. O texto de Kochen, é para mim de grande auxílio. Não só porque é claro, como também porque suas definições são operacionais, isto é, permitem que possamos agir metacognitivamente em nosso ensino e aprendizado. Por isto baseado nele, discutoi alguns aspectos que considero de relevância para o ensino e a aprendizagem.

Informação

Entre cientistas e engenheiros de comunicação refere-se à remoção da incerteza.  Neste campo do saber, entende-se que qualquer mensagem contém  informação e ruido. Ruido é tudo o que atrapalha a percepção da informação. Por exemplo se você fala ao telefone o que te interessa é a voz do interlocutor, mas às vezes ela está baixa demais ou distorcida. As vezes você a escuta de permeio à muitos outros barulhos. Isto tudo (e algumas outras coisas mais) é ruido. Por isto e receber informação não implica em que o receptor  atribua qualquer significado à ela. Informação refere-se meramente a aquilo que resta após a remoção do ruido. Neste sentido então, ocorre quando o receptor não tem mais qualquer dúvida sobre o que foi transmitido. Mas repito, não significa que ele tenha entendido o seu significado.

Conhecimento

O conhecimento vai além da informação, no sentido de que esta é interpretada, processada de acordo com um ponto de vista específico.Nesta situação o receptor começa a atribuir algum significado à informação. De alguma forma implica alguma preparação para ações pertininentes à informação recebida. Mas aqui o indivíduo continua passivo, o conhecimento não determina nenhuma ação, apenas a facilita. Sabemos que um indivíduo tem conhecimento quendo ele consegue responder perguntas sobre o assunto.

Compreensão

A compreensão vai além do conhecimento. Ela reflete a consciência do indivíduo sobre três aspectos metacognitivos:

  1. O que ele sabe sobre o assunto.
  2. O que ele não sabe e precisa saber.
  3. Como se relaciona tudo o que ele sabe, não sabe e precisa saber.

Se as respostas de uma pessoa revelam o seu conhecimento. São as perguntas que indicam sua compreensão. Avaliar a compreensão de alguém, é analisar a percepção e profundidade de suas perguntas.

Aqui, naõ há ainda ação no seu sentido mais amplo. A pessoa é ainda passiva, embora tenha se aproximado ainda mais da ação e eventualmente possa tomar algumas decisões e em alguns casos agir.

Sabedoria

A sabedoria vai além da compreensão. Ela não só prepara o indivíduo como ainda o dirige e permite que a ação seja a mais adequada para a situação e que seja implementado no momento “certo”. E isto com base no seu conhecimento e compreensão do assunto.

Algumas outras definições podem ajudar:

  • “O umbral do templo da sabedoria é o conhecimento de nossa própria ignorância.” (C. H. Spurgeon).
  • “Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Não há tolo maior que o tolo instuido. Mas saber usar o conhecimento é ter sabedoria.”(Greenberg, 1963).

Há ainda os que distinguem sabedoria de virtude, reservando sabedoria para “saber o que fazer em seguida” e virtude para a capacidade de realmente fazer.

Concluindo

Como professor, eu não estou interessado primáriamente em que meus alunos saibam. Minha preocupação principal é a transferência. Isto é, que eles possam aplicar o que ensino em suas vidas pessoais e profissionais. Como professor em nivel de graduação e pós-graduação entendo que isto é crítico (o quw não quer dizer que em outros níveis não o seja). Meus alunos, sendo da área da saúde, têm um objetivo profissional muito claro; cuidar de seres humanos.

Por isto atingir a sabedoria é um objetivo sempre desejado. E dentro dos limites das minhas disciplinas tento atingi-lo. Para isto, tenho alguns princípios norteadores, dentre os quais destaco cinco, os quais acho que podem ser úteis para outros:

  1. Fornecer informação e conhecimento apenas como meio para atingir um fim. Por isto a ênfase é na compreensão.
  2. Promover, sempre que possível, processos transferenciais por meio do diálogo, relato de experiências pessoais e contextualização do conteúdo apresentado nos ambientes profissionais dos alunos.
  3. Reduzir a transmissão de informação em benefício da experiência pessoal e prática dos conteudos sendo trabalhados.
  4. Enfatizar os aspectos humanos no contexto da apresentação dos conteúdos específicos.
  5. Finalmente, para que tudo isto possa acontecer chamo a atenção e estimulo o desenvolvimento da metacognição em meus alunos.

Fazer isto, para mim, torna ainda mais significativa a minha carreira docente.

Você tem alguma dúvida ou pergunta?

Deixe sua questão no campo de comentários !

Sobre o autor

Compartilhe esse artigo:

Escreva um comentário Cancelar resposta

*
*

Últimas publicações

O Mestre Interior e os diálogos com o anjo

16 maio 2025

Enquanto limpas, ele cresce

09 maio 2025

Ai, morri!

02 maio 2025

O ciclo da vida em círculos e o abrigo perfeito!

25 abr 2025

A Officina da Mente na Internet

facebook
twitter
youtube
linkedin

Nuvem de Tags

aluno amizade ansiedade aprenda_a_aprender Aprender aprender a aprender aprendiz apresentação competências compreender comunicação Concurso desempenho escolar desenvolvimento pessoal desenvovlvimento pessoal dificuldades de aprendizagem dissertação educação Emoção Estatística estilos de aprendizagem Estratégias de aprendizagem familia filho fotografia humor imagens inspiração inteligência inteligências múltiplas mensagens positivas Metacognição monografia monografia-tese-dissertação mundo método científico para refletir para refletir ou divertir power point professor psicoterapia sentimento tese Técnicas de Estudo vida

Assine grátis a nossa newsletter

Assine a newsletter da Officina da Mente e receba em sua caixa postal notícias sobre nossos workshops, cursos e demais atividades. Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e clicar no botão “Assinar”:

© 2013 Officina da Mente. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CliqueAqui Comunicação Interativa
Este website utiliza cookies que permitem uma melhor experiência de navegação, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “SIM”, você concorda com a utilização de cookies e com nossa Política de Privacidade.SimNãoPolítica de Privacidade
Você pode revogar seu consentimento a qualquer momento usando o botão "Revogar consentimento".Revogar consentimento