Aprendizagem: Outros autores – ênfase na pessoa
Chris Argyris
A teoria de Dupla Ação (Double Loop), proposta por Argyris (1976), é uma teoria de mudança pessoal orientada para a educação profissional, cuja aprendizagem está voltada para a mudança de valores subjacentes, onde os pressupostos se clarificam e se inserem no processo progressivo de solução de problemas complexos e mal estruturados. Desta forma enfatiza a relação entre a visão de mundo do indivíduo e suas ações subsequentes. Ocorrem mudanças nos valores e comportamentos, na liderança e no companheirismo. Um aspecto importante da teoria é integrar os princípios defendidos pelo indivíduo e o que realmente ele de fato executa. Esta interação com os outros é necessária para identificar o conflito nas relações interpessoais.
Malcolm Knowles
A teoria de Knowles (Andragogy, 1984) é uma tentativa de desenvolver uma teoria específica para aprendizagem de adultos. Enfatiza que adultos são auto-direcionáveis e responsáveis por suas decisões, desta forma os programas de aprendizagem de adultos devem contemplar estes aspectos fundamentais. Em termos práticos, essa teoria significa que o ensino de adultos necessita enfocar mais o processo e menos o conteúdo a ser ensinado.
é relacionada com a teoria Minimalista de aprendizagem de adultos e com Rogers, na importância que atribui ao aprendiz.
Carl Rogers
Para Rogers, aprendizagem experimental corresponde a mudança e crescimento pessoal. Acha que todos os seres humanos têm uma propensão natural para aprender, o papel do professor é facilitar tal aprendizagem. Para isto é necessário: criar um clima positivo para a aprendizagem; esclarecer os objetivos dos aprendizes; organizar e disponibilizar os recursos de aprendizagem; equilibrar os componentes intelectuais e emocionais da aprendizagem e compartilhar sentimentos e pensamentos com os aprendizes sem contudo dominá-los.
Você tem algo a dizer ? Quer ampliar o debate ?
Comentários são bem vindos.