Ler e escrever ajuda a pensar e aprender ciência
FERRAMENTA IMPORTANTE
Rogério G. Nigro
Trecho extraido de :
Leitura e escrita em ciências,
Ciência Hoje, vol 41 , no. 241,pg 61-3
Inicialmente, podemos atribuir o destaque dado à leitura e escrita em ciências a duas idéias-chave: a concepção de que a linguagem pode ser entendida como ferramenta que permite abordar intelectualmente diferentes problemas e a percepção de que tanto o processo de leitura-escrita do cientista quanto os textos em ciência (de cientistas que trabalham na fronteira do conhecimento ou utilizados no contexto educacional) são muito peculiares.
Para entender melhor a primeira idéia, é possível comparar a linguagem com as ferramentas usadas, por exemplo, por um artesão. Assim como esses instrumentos agem fisicamente, permitindo que ele produza suas criações, as pessoas usam a linguagem como uma ferramenta psicológica, que lhes permite agir intelectualmente.
PARA OTIMIZAR A LEITURA DE TEXTOS DE CIêNCIA
A adoção das estratégias de leitura de textos científicos apontadas abaixo pode contribuir significativamente para o ensino-aprendizagem de ciências. Além de favorecer a adequada compreensão do conteúdo da disciplina, estimula o desenvolvimento de aspectos fundamentais da alfabetização científica.
Seqüência de atividades 1:
Passe os olhos pelo texto, usando títulos e subtítulos como guias de conteúdo; formule questões sobre o conteúdo do texto; leia, usando essas questões como guias; relacione as informações contidas no texto com o conhecimento prévio; responda às questões feitas, relacionando as respostas com os títulos e subtítulos; organize as informações do texto, relendo as passagens consideradas mais difíceis.
Seqüência de atividades 2:
Crie um cronograma para estudo de um texto; identifique conteúdos difíceis e importantes; imagine uma nova interpretação para as idéias do texto e mapeie as mais importantes;
identifique idéias relevantes e idéias confusas; pergunte-se como a
informação do texto pode ser aplicada; analise erros nos textos e modifique procedimentos de estudo.
Seqüência de atividades 3:
Resuma a idéia central de um parágrafo; faça uma pergunta que o resuma; tente entender passagens confusas; prenuncie que informação aparecerá no parágrafo seguinte.
Adaptado de GLYNN, S.M. e MUTH. K.D. Joumal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 9.1994.1