Home      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 2278-2835   (21) 98869-9542

Curso de técnicas de redação, dirigido ao público adulto, desenvolve-se em dois dias com carga horária total de 14 horas.

Visa capacitar o participante a planejar e construir um texto dissertativo, onde fazendo uso dos recursos característicos do texto técnico-científico, possa desenvolver por escrito o seu pensamento e transmitir com eficiência as suas idéias.

Traz como benefícios ao participante maior capacidade em se comunicar por escrito, assim como maior autonomia de julgamento sobre textos escritos por terceiros. Embora dirigido para a palavra escrita, contribui, indiretamente, para os mesmos benefícios aplicados ao discurso oral. Justifica-se isto, na medida em que falar e escrever partilham do mesmo objetivo e bebem da mesma fonte: a comunicação.

Neste sentido tem como público alvo não só estudantes de graduação e pós-graduação, como também professores e profissionais que façam do texto uma ferramenta de trabalho. Não é restrito à uma dada profissão, mas os conhecimentos obtidos neste curso permitem que o profissional produza com mais eficiência relatórios, descrições, e pareceres sobre tema de sua área profissional.

Desenvolve-se em quatro etapas tendo como idéia central a noção de que a palavra escrita visa o diálogo entre autor e leitor. Assim sendo, a comunicação se faz entre duas mentes, tendo como suporte o texto.

Por isto na primeira etapa, iniciamos o trabalho apresentando o texto escrito como um sistema orgânico, cujas partes relacionam-se entre si, de modo a que o todo conduza ao objetivo do autor.

A etapa seguinte consiste na apresentação dos procedimentos necessários à construção do texto. Ensinamos como planejar, organizar e redigir com eficiência.

Prosseguimos, na terceira etapa, mostrando as semelhanças e diferenças entre o texto literário e o técnico-científico. Isto se faz ressaltando que a semelhança de objetivos – a comunicação – não exclui a diferença da forma, estilo e meios utilizados para atingi-lo. É aqui onde fica mais claro o objetivo do curso – a produção do texto dissertativo.

Na quarta e última etapa do curso, intitulada “Pensando por Escrito”, desenvolvemos os recursos de argumentação. Conhecer tais recursos tem dupla função.

Por um lado, obviamente, ser capaz de apresentar e defender inteligentemente por escrito, um conjunto de idéias, próprias ou de terceiros, conforme o julgamento do autor. Por outro lado, conhecê-las permite também que o leitor tenha mais autonomia de julgamento ao ler textos produzidos por diferentes autores.

Artigos jornalísticos ou textos eruditos são escritos com um objetivo. O escritor competente sabe disto e faz uso dos diferentes recursos textuais para atingi-lo. O leitor competente, também os conhece e deles se utiliza para analisar o texto, descartar recursos estilísticos vazios e argumentações inadequadas de modo a julgar de maneira independente e autônoma as idéias apresentadas.