Home      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 2278-2835   (21) 98869-9542

Consultoria em método e redação de monografias, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

  • Como escrever uma monografia, dissertação ou tese?
  • Como delimitar o objeto?
  • O que é um objetivo geral? E o específico?
  • Como definir e organizar o conteúdo?.
  • Como usar o computador para ajudá-lo nestas tarefas?
  • Como preparar a defesa?
  • Como organizar as idéias?
  • Como fazer a apresentação oral?

Na Officina da Mente podemos ajudá-lo a completar com êxito estas e outras tarefas necessárias para a realização de um trabalho acadêmico.

Trabalhamos em sessões individuais onde, passo a passo, você vai aprendendo como produzir a sua monografia, dissertação ou tese.

O que é um Consultor Acadêmico?

Para todos que dela desejam participar, a vida acadêmica demanda uma determinada postura intelectual assim como um conjunto de habilidades.

Para ser aceito na academia, além do domínio de um conteúdo específico, o candidato deve demonstrar habilidades em:

  1. Leitura crítica de textos científicos e/ou filosóficos.
  2. Pensar de forma lógica.
  3. Argumentar em defesa de uma proposição.
  4. Expressão escrita e oral.

Nos bons cursos, tais habilidades estão freqüentemente implícitas em todo ensino de nível superior. De forma simultânea com o ensino do conteúdo específico, estas competências se desenvolvem de maneira transversal nas diferentes disciplinas. Mas nem sempre isto é percebido pelo aluno.

A função do Consultor Acadêmico é explicitar e favorecer o domínio destas habilidades. E isto se aplica mais claramente na produção de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, dissertações e teses.

Mas há algumas outras funções que estão fora das nossas atividades. Por exemplo :

Orientador de conteúdo:
É o responsável pela linha de pesquisa a qual se subordina o trabalho acadêmico. É ele quem domina o conteúdo que é trabalhado na pesquisa. Determina o foco da pesquisa, a escolha dos artigos, a metodologia e procedimentos metodológicos mais adequados. É o responsável final por todos os aspectos técnicos e científicos do trabalho que está sendo desenvolvido. Não se confunde com o Consultor Acadêmico, já que a este não cabe discutir ou criticar o conteúdo que está sendo trabalhado. Cabe-lhe apenas organizá-lo de maneira lógica.

Revisor:
Profissional responsável pela correção ortográfica e sintática do texto, ou pela adequação do material às normas técnicas pertinentes (ABNT ou outra).

“Ghost writer”:
Pessoa que cobra para escrever um trabalho acadêmico que o candidato não quer ou não pode produzir. Isto é fraude. É estelionato intelectual. É ação reprovável, na qual aluno e “ghost writer” são cúmplices, e contra a qual cada vez mais está atento todo o sistema de ensino.