Home      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 2278-2835   (21) 98869-9542

A Officina da Mente (OM) existe há aproximadamente vinte anos, e é constituída pelo Prof. Mauricio Peixoto e pela Psicoterapeuta Maria Teresa Guimarães. Esta, responsável pelos aspectos psicológicos, e aquele, pelos cognitivos. Suas atividades distribuem-se entre cursos e consultorias na área de aprendizagem. Simultaneamente e no mesmo local, a psicóloga desenvolve trabalho de consultório em psicoterapia.

Nossa marca consiste em uma imagem em que as letras “O” e “M” estão superpostas à uma espiral. No conjunto sugere a idéia de uma pessoa em movimento para frente. Aqui as letras “O” e “M” representam o corpo e a espiral as pernas em movimento. Note-se que a espiral tem uma orientação ascendente, como se nos dissesse: “Para frente e para o alto!”

As letras “O” e “M” são as iniciais de OFFICINA DA MENTE. Mas podem também ser lidas como a palavra do idioma sanscrito “OM”. Esta é uma palavra muito conhecida pelos praticantes de yoga e de muitas outras formas de meditação. É um mantra, palavra e/ou som que deve ser repetido de forma ritual, o que, feito da forma adequada levaria à diferentes estados de consciência. Assim “OM”, entendido como mantra nos sugere um estado onde a meditação e o crescimento pessoal permitem a ampliação de nosso nível de consciência e a concretização de nossos potenciais de seres humanos.

A espiral sugere um movimento de rotação, que pode ser do centro para a periferia ou ao contrário, de fora para dentro. Para perceber isto basta usar a imaginação e rodar a espiral no sentido horário obtendo um movimento para fora; ou no anti-horário quando então a vista é como que “sugada” para o centro. Este duplo movimento nos fala de integração.

Por um lado nos convida à olhar para o que temos em nosso interior. Tomar consciência e viver nossos aspectos internos é importante para uma vida mais inteira. A introspeção no entanto, se isolada nos leva ao retraimento, afastamento do mundo externo. Por isto rotação “para fora” à sugerir que os aspectos internos devem aflorar para o mundo das coisas e pessoas. Ainda mais, da importância de se levar em conta na gerência de sua vida, os aspectos externos do mundo onde vivemos. Daí a idéia de uma integração dinâmica, tendo introversão e extroversão como aspectos dialéticos de um processo humano de crescimento.

O convite que fazemos é para um caminho de crescimento pessoal. Convidamos para um movimento dinâmico de integração do ser humano. Um processo que leva em conta não só os aspectos internos como também todas as circunstâncias do mundo onde vivemos.

Na Officina da Mente nossa missão é:

Estimular o potencial de aprendizagem do ser humano, favorecendo o seu crescimento pessoal e profissional

Os cinco princípios que norteiam nosso trabalho são: 

1. Aprender é importante

2. Aprender é transformar as informações recebidas em algo útil para nós e para os outros

3. Saber aprender amplia nossa visão de mundo.

4. Todos possuímos um potencial de aprendizado inexplorado, que pode ser aumentado através de técnicas lógicas e psicológicas

5. Saber como pensamos nos dá poder sobre nosso processo de aprendizagem

Maria Teresa Guimarães Pinto Peixoto
Psicoterapeuta - CRP 05/4738
 Graduação: Universidade Gama Filho
Estudos de pós-graduação: Gestalterapia, Bioenergética e Psicoanálise (Jung), Hipnose Natural Ericksoniana.
Experiência profissional: Mais de 30 anos de prática de consultório em psicoterapia de adultos e adolescentes. Facilitadora dos processos motivacionais, integrando os processos psico-afetivos aos cognitivos.
Linha de trabalho: Abordagem em um sistema referencial Psicoanalítico (Carl Gustav Jung). Fazendo uso de métodos e técnicas oriundos da Gestaltterapia (Frederic Perls), Hipnose Natural Ericksoniana (Milton Erickson) e das Terapias Corporais (Alexander Lowen).
Maurício Abreu Pinto Peixoto
Prof., Dr., MD.
Graduação: Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ)
Mestrado e Doutorado: Medicina (UFRJ)
Cargos acadêmicos:
  • Professor Adjunto da UFRJ. 
  • Representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no programa “Cadernos Didáticos da UFRJ”. 
  • Consultor de método para docentes e alunos de pós-graduação do CCS.
  • Lider do GEAC (Grupo de Estudos de Aprendizagem e Cognição) – Grupo de Pesquisas registrado e reconhecido pela UFRJ e pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa)
  • Professor  de dois cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery).
Área de interesse atual: Metacognição, Tecnologias da Aprendizagem, Educação a Distância e Teoria das Inteligências Múltiplas
Produção científica: Artigos e livros publicados, orientador de monografias de graduação e especialização, assim como  teses de mestrado e doutorado,  nas modalidades presencial e a distância  (CEDERJ e UFRJ). Professor responsável pelas disciplinas de “Bioestatística”, “Metodologia Científica” e “Aprenda a Aprender nas Ciências da Saúde” no CCS-UFRJ.

Currículo Completo