Home      Quem Somos      Método Aprenda a Aprender      Galeria de Imagens      Contato

contato@officinadamente.com.br    (21) 2278-2835   (21) 98869-9542




A Officina da Mente é uma organização voltada para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem do ser humano. Através do Método Aprenda a Aprender, colabora na obtenção de resultados concretos de adultos e adolescentes que precisam aumentar o seu poder de aprendizagem.

Aprendizagem para nós significa a transformação das experiências de vida, inclusive as da escola, em algo útil para o indivíduo e para a sociedade. Assim, podemos dizer que o “aprender” é parte integrante do “viver”.

Por isto nossos programas são desenvolvidos visando aumentar o poder de aprendizagem em cinco áreas principais:


1
2
3
4
5
Estudos de 2º e 3º graus, de pós-graduação, assim como os de habilitação profissional
Preparação para concursos
Gestão do conhecimento para empresários e executivos
Aprendizagem contínua nas tarefas cotidianas
Treinamento Docente
Mas como realizar a tarefa de desenvolvimento do potencial de aprendizagem do ser humano?

Todos possuem a capacidade de desenvolvimento. Porém nem sempre isso ocorre na direção desejada. Algumas das razões mais comuns deste insucesso estão ligadas a:

Técnicas de estudo inadequadas
Fatores psicológicos
Falta de motivação
Falta de auto-confiança


Trata-se de método metacognitivo, que explora o potencial de aprendizagem, oferecendo ao participante a melhor metodologia de estudo e gestão do conhecimento, além de suporte emocional e psicológico, tão necessário à árdua tarefa de ser um vitorioso. Este método além de oferecido para pessoas físicas, é também adaptado para empresas interessadas em desenvolver o potencial e a integração de seus funcionários. O método Aprenda a Aprender trabalha em duas frentes: a metodológica e a afetiva. Na primeira simplifica-se a recepção, elaboração e manipulação de informações pelo uso de instrumentos de gestão do conhecimento. Na segunda, deixamos nossos aprendizes mais atentos e menos ansiosos. Além disso, estimulamos a que o participante faça uma revisão de suas perspectivas de vida e de sua visão de mundo. Por isto neles as dificuldades diminuem ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade de aprender e de gerir o conhecimento.

Em ambos os casos, enfatizamos a importância que atribuímos ao componente metacognitvo. A Metacognição é um conceito e uma área de pesquisa iniciada nos anos 70 por Flavell. Refere-se à consciência que o aprendiz pode e deve desenvolver sobre o seu próprio processo de aprendizagem; daí o termo Aprender a Aprender. Sabendo como aprende (do ponto de vista cognitivo e afetivo), pode o aprendiz gerenciar sua própria aprendizagem, e assim superar dificuldades e enfrentar desafios. O estudo torna-se então mais eficaz e prazeroso.

Nossos serviços, incluem trabalhos em grupo e individuais. Os cursos podem ser ministrados tanto em nossa sede, como também “in house”. Em todos os caso de trabalhos coletivos, alternamos técnicas de dinâmica de grupo com preleções dialogadas. Já dito, atuamos nas frentes afetiva e metodológica, e esta alternância é um expressão disto. Nestes casos, o mesmo tema é trabalhado pelo menos destas duas formas. Por um lado os aspectos psicológicos, lúdicos e vivenciais são mobilizados em espaço próprio. Por outro, em um ambiente mais próximo ao de uma sala de aula tradicional, o conteúdo é formalizado, enfatizando-se os seus aspectos mais racionais.

Saiba mais sobre os fundamentos teóricos do Método Aprenda a Aprender